Propagação da Luz
A Luz é uma fonte de energia. Desloca-se em ondas, cuja velocidade é a maior que se conhece no Universo. Sem ela, a vida na Terra não podeira existir,
As ondas luminosas propagam-se em diferentes meios a velocidades diferentes. No entanto, também se propagam no vazio, pois só assim se explica o facto de vermos o Sol e os outros corpos celestes.
Conseguimos ver o Sol, a luz de uma lâmpada e a chama de uma vela, porque são fontes emissoras de luz. Porém, os nossos olhos também conseguem ver objectos que não têm luz própria. Isto só é possível porque a sua superfície opaca reflecte a luz proveniente de uma fonte luminosa. Um bom exemplo é a Lua, pois só a conseguimos ver porque reflecte a luz do Sol.
Mas nem todos os materiais têm este comportamento. O ar e o vidro, por exemplo, são materiais transparentes que não reflectem a luz, e esta propaga-se através deles. É por este motivo que temos dificuldades em vê-los. Outros materiais translúcidos têm um comportamente intermédio, e, quando atravessados pela luz, dispersam os raios luminosos, o que impede que se veja bem através deles.
Os materiais opacos impedem, por completo a passagem da luz, o que provoca sombras no lado oposto à fonte luminosa. Na zona de sombra, existe uma região menos escura que ainda recebe alguma luz, chamada penumbra.
A luz propaga-se em linha recta e em todas as direcções. No vazio, a sua velocidade é de aproximadamente 300000 km/s.
in Odisseia da Ciência, Enciclopédia Multimédia, 2005, Visionarium